Como funciona esse tal de algoritmo?

 
algo_Pinterest_Prancheta 1.jpg

Uma coisa que é importante você saber logo de cara, é que qualquer rede social tem a intenção que você passe o maior número de tempo possível dentro dela. Pois ela lucra mais assim. 🤑

Quanto mais tempo você está por aqui, mais anúncios aparecem pra você e quanto mais anunciantes estiverem interesse em investir nessa rede, mais o Instagram ganha. 💰 

Ou seja, os algoritmos vão sempre focar em fazer com que as pessoas fiquem mais por aqui. 

Até 2016 o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem.

Depois disso a plataforma desenvolveu seu algoritmo para que somente os posts mais relevantes aparecessem nos feeds de seus usuários. Isso quer dizer que só os posts que você tinha maior engajamento apareciam pra você.

O algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar para que ele fique cada vez mais tempo por aqui.

O algoritmo é baseado em três princípios básicos (mas tem outros também importantes):

  1. Temporalidade

    A rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam o aplicativo. Por isso, apesar de os posts não aparecerem em uma ordem cronológica mais, ele ainda seguem uma lógica temporal, sendo um dos critérios do algoritmo.

  2. Interesses

    Esse sinal é baseado em se o usuário interage com outros posts e contas semelhantes quando eles exploram o Instagram. Os usuários que também se envolvem com conteúdo semelhante têm mais chances de ver suas próprias postagens.

    A categoria que você coloca seu perfil, o uso de hashtags, localização, legendas e marcações são muito importantes. Eles ajudam o algoritmo do Instagram a entender qual é o assunto da postagem para, então, mostrar com prioridade a quem pode interessar.

  3. Relacionamentos
    Se um determinado usuário tiver interagido muito do seu conteúdo anterior, será mais provável que ele veja seu conteúdo futuro. Isso torna o engajamento contínuo e repetido em seus posts importante para a criação de um público fiel.

    Engajamento se dá através de: curtidas, comentários, repostagens, envio de DMs, etc.

Resumindo:

Existem muitas outras coisas ao se pensar nos algorítmos, fora que isso muda com muita frequência conforme o Instagram vai atualizando suas ferramentas.

Mas para resumir, tenha em mente que o Instagram quer que as pessoas fiquem aqui o mais tempo possível, por isso ele valoriza quem produz conteúdo de qualidade usando de todas as ferramentas possíveis que ele proporciona.

Aí tudo mudou e o que você lê nesse post é um pouco do que essa mudança trouxe. Mas tenha em mente que isso muda também à toda hora. 😅Socorro!

Foque em fazer conteúdos de qualidade e com uma frequência que você considere boa para a sua estratégia como empresa.😌


Você já sabia sobre essas particularidades dos algoritmos?