Sobre morar no Bahrain

Vir morar aqui foi uma mudança radical na minha vida. Ficamos 1 ano sem residência fixa, sem salário fixo, sem algumas certezas e com muitas dúvidas, mas eu viveria isso tudo de novo sem nem pensar duas vezes. Claro, que mudaria algumas coisas, mas diria sempre sim para me mudar. Me mudar de país me mudou. E eu nunca saberia o que me esperava se não tivéssemos aceitado. Aqui eu conheci pessoas maravilhosas, comidas deliciosas, lugares magníficos. Fiquei mais próxima de uma cultura que eu pouco sabia a respeito, de uma religião que eu tinha tantos preconceitos e que agora eu admiro muito. Aprendi com as diferenças e sigo assim. Me mudar pra cá me deixou maior. 

Estou falando isso, por que nos últimos dias umas três pessoas me procuraram para saber como é morar aqui (no oriente médio), pois elas também estavam vindo para essas bandas, e assim como eu no início, estavam cheias de dúvidas e temores. Eu respondo sempre todas as perguntas com maior alegria, pois fico muito empolgada pelas pessoas que se permitem viver essa aventura.

Respondo que aqui não é o melhor nem o pior lugar do mundo, mas que a segurança e a qualidade de vida é um dos fatores que eu mais gosto. Respondo que aqui as coisas são bem caras, mas não tem imposto de nada sobre nada. A comida é maravilhosa. As pessoas e as famílias me lembram muito as do Brasil, super receptivas e unidas, te convidam para comer e tem comida que sobra para o resto da semana. Aqui não tem transporte público praticamente e nem calçadas. Você vai precisar de um carro para se locomover, mesmo que o mercado fique a 500 metros da sua casa (como é o meu caso).  Aqui existem mais indianos e filipinos do que qualquer outra nacionalidade e é deles 90% da prestação de serviço do país. Estando aqui, você terá a oportunidade de conhecer lugares que a maioria das pessoas nunca terá. E o mais legal: você conhecerá pessoas incríveis com histórias incríveis. Claro, se você estiver aberto pra isso. 

Quase sempre incentivo a pessoa a vir morar aqui. Mas não é por que é aqui. É por que não é o mesmo lugar. Sair da sua famosa zona de conforto é muito difícil em todos os sentidos. Seja emocional, profissional, sentimental, regional ou todas elas. Mas vai por mim: vale a pena!

De vez em quando me pego pensando o que teria acontecido se nós não tivéssemos aceitado vir. Provavelmente estaríamos no mesmo lugar, ou não. Realmente não temos como saber. Mas prefiro me perguntar isso agora do que ter ficado lá me perguntando e se eu tivesse ido.

Se você está com uma proposta de mudar pra algum lugar, meu conselho é ir com a mente aberta ao pesquisar sobre o ele. Claro, leve muitas coisas em consideração, por que por mais que o lugar seja maravilhoso, a proposta tem que valer a pena deixar seu país, sua família e seus amigos para trás. Mas considere se dar uma oportunidade de viver coisas que você nunca viveria estando no mesmo lugar. Você nunca mais será o mesmo.